sábado, 22 de agosto de 2020

Apenas 15 partidos estão aptos a disputar as eleições deste ano em Brejo da Madre de Deus

Partidos não cobram contribuição dos filiados e vivem de verba pública


As eleições 2020 estão se aproximando e apesar da pandemia e da prorrogação em sua realização, de 4 de outubro para 15 de novembro, elas inevitavelmente ocorrerão este ano. Mas no Brasil para disputar uma eleição é necessário que o candidato esteja filiado a um partido há pelo menos 6 meses antes das eleições, este prazo terminou em abril, e mesmo depois da prorrogação da data das eleições, este prazo não foi alterado. Além disso o partido político ao qual o candidato se filiou tem que estar quite com  as prestações de contas anuais obrigatórias para os partidos, principalmente em ano de eleições, estar com sua documentação e composição ativa, atualizada e vigente no registro do TSE, sem estas condições o partido não poderá promover as convenções, necessárias para confirmação das candidaturas.

Faltando menos de 15 dias para o início do prazo para a realização das convenções, segundo o site do TSE, apenas 15 partidos estão aptos em nossa cidade para realizar tal ato. Lembremos que o Brasil tem 33 partidos constituídos e autorizados a disputar eleições atualmente, mas muitos não conseguiram se organizar para disputar as eleições no município. É o caso do PTB, partido tradicional em nossa cidade, e que tem atuação aqui há muitos anos. Ele se junta a REDE, PSL, PMN, CIDADANIA (antigo PPS) que ainda não estão com composição vigente junto ao TSE, ou seja, não tem autorização para promover atos partidários. Veja a baixo os partidos que podem lançar candidatos nas próximas eleições em Brejo da Madre de Deus:

AVANTE (antigo PTdoB) - 70 - Presidente é o advogado José Nilson Gomes

DEM (antigo PFL) – Democratas - 25 – Presidente é o médico Luiz Carlos de Araújo Mesquita

PCdoB – Partido Comunista do Brasil - 65 – Presidente é o vereador Orácio José da Silva, o Mané Bento

PDT – Partido Democrático Trabalhista 12 – Presidente é a advogada Maria das Graças de Albuquerque Rosal Gonçalves

PL – Partido Liberal - 22 – Presidente é o vereador Roberto Abraham Abrahamian Asfora Filho

PMB – Partido da Mulher do Brasileira - 35 -  é o advogado Felipe Matos da Silva

PODEMOS – 19 – é o empresário José Ferreira da Silva

PP – Partido Progressista – 11 – é Sérgio Procópio da Silva Carvalho

PSB – Partido Socialista Brasileiro – 40 – Presidente é Laudeane Beserra Siqueira

PSD – Partido Social Democrático – 55 – Presidente é o Prefeito Hilário Paulo da Silva

PSDB – Partido Social Democrático Brasileiro – Presidente é o administrador José Aelson de Sousa

PSOL – Partido Socialismo e Liberdade – 50 – Presidente é Marcel do Nascimento Silva

PT – Partido dos Trabalhadores – 13 – Presidente é o comerciante Manoel de Souza Juvino   

REPUBLICANOS – 10 – Presidente é o Vice-Prefeito Josevaldo Lopes de Aguiar

SOLIDARIEDADE – 77 – Presidente é o empresário Alexandre Araújo da Costa

 

As eleições em Brejo da Madre de Deus sempre foram muito acirradas e contaram com a participação de muitos partidos. Na última em 2016 foram 25 partidos que participaram das eleições, o município conta com 32.492 eleitores aptos a votar nas eleições em 15 de novembro, as convenções podem ocorrer a partir do dia 31 de agosto até 16 de setembro, e até lá podem ocorrer mudanças nos partidos.

Inclusive alguns destes que estão prontos podem não apresentar candidatos. Está diminuição no número de partidos participantes nas eleições deste ano se deve ao fim das coligações para candidaturas proporcionais, ou seja, o fim das coligações entre partidos para a disputa pela vaga de vereador. As coligações são o ato pelo qual dois ou mais partidos se juntam para disputar um mesmo cargo. Agora apenas coligações para a majoritária, ou seja, para Prefeito, são permitidas.