sábado, 9 de setembro de 2017

10 lugares históricos em São Paulo que você precisa conhecer

A cidade de São Paulo é famosa por diversos motivos, entre eles seu modernismo ou sua vida cultural e noturna. É verdade que a cidade não investiu muito em sua preservação, mas ainda guarda monumentos históricos extremamente importantes não só para o município, mas para todo o Brasil. Foi aqui que aconteceu, por exemplo, um dos momentos mais famosos da história do país – a declaração da independência, e ainda podemos ver grande parte dessa história de perto. Confira um roteiro com 10 lugares históricos que você precisa conhecer em São Paulo.


Slide 1 de 10: <p>O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar:</p><p><strong>Museu Paulista (Museu do Ipiranga)</strong>: O prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o intuito de ser um memorial da independência do país. O museu conta com um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”. Infelizmente, ele está fechado para restauração por tempo indeterminado, mas a visita vale a pena só para apreciar a arquitetura.</p><p><strong>Monumento à Independência:</strong> conta-se que foi neste exato ponto, às margens do Rio do Ipiranga, que Dom Pedro recebeu a carta do Rio de Janeiro que o fez decidir declarar a Independência. O monumento foi inaugurado no centenário da independência com uma cripta em seu interior para guardar os restos mortais de Dom Pedro e suas duas esposas.</p><p><strong>Casa do Grito:</strong> a casa recebeu este nome, pois aparece na tela “Independência ou Morte”. Teria sido próximo a essa casa que Dom Pedro deu o famoso grito que ficou no imaginário popular – independência ou morte!</p><p>Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga<br>Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h</p>

Parque da Independência
O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal. Lá você pode encontrar:
Museu Paulista (Museu do Ipiranga): O prédio foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o intuito de ser um memorial da independência do país. O museu conta com um acervo de mais de 125 mil peças, incluindo a famosa tela “Independência ou Morte”. Infelizmente, ele está fechado para restauração por tempo indeterminado, mas a visita vale a pena só para apreciar a arquitetura.
Monumento à Independência: conta-se que foi neste exato ponto, às margens do Rio do Ipiranga, que Dom Pedro recebeu a carta do Rio de Janeiro que o fez decidir declarar a Independência. O monumento foi inaugurado no centenário da independência com uma cripta em seu interior para guardar os restos mortais de Dom Pedro e suas duas esposas.
Casa do Grito: a casa recebeu este nome, pois aparece na tela “Independência ou Morte”. Teria sido próximo a essa casa que Dom Pedro deu o famoso grito que ficou no imaginário popular – independência ou morte!
Endereço: Av. Nazareth, S/N – Ipiranga
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 5h às 20h

Slide 2 de 10: <p>Foi no Pateo do Collegio, marco inicial da construção da cidade de São Paulo, que os jesuítas se estabeleceram a fim de catequizar os indígenas da região. Quase 300 anos depois, Dom Pedro se hospedou no mesmo prédio quando veio para a cidade e proclamou a independência do país. O espaço é aberto à visitação e recebe visitas guiadas.</p><p>Endereço: Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro<br>Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h00 às 17h00. Fechado das 12h00 às 13h00</p>



Nenhum comentário:

Postar um comentário