terça-feira, 10 de abril de 2018

Europa: 10 roteiros de 15 dias prontos para usar

Paris roteiros Europa

Eu costumo dizer que qualquer viagem à Europa é como se fosse a primeira. Se o roteiro incluir lugares novos, as mesmas perguntas voltarão à baila: quantos dias em cada lugar? Quais os meios de deslocamentoPara que lugar emito a passagem aérea?

Resumindo o que eu explico no post de como montar viagens à Europa, esses são os cinco passos para sua viagem ser um sucesso:
1 | Monte o roteiro primeiro, só depois compre a passagem
Isso vai evitar que você compre a passagem errada e perca tempo e dinheiro dando voltas desnecessárias.
2 | Compre passagem com ida e volta de cidades diferentes
Se você vai fazer uma viagem picadinha, compre a passagem de ida até o primeiro destino a ser efetivamente visitado, com volta do último destino a ser efetivamente visitado. Qualquer outra solução é ruim. Nenhuma economia de ir e voltar pela mesma cidade será tão grande quanto a que você imagina -- os trechos adicionais custam dinheiro, comem tempo e são uma fábrica de perrengues. Se você quer viajar a Fortaleza, por acaso compra passagem apenas até João Pessoa, só porque está mais barato? Ou: se você quisesse visitar Manaus e Foz do Iguaçu na mesma viagem, você compraria uma passagem de ida e volta até Brasília e para só depois resolver como fazer o resto do itinerário? Não vale a pena. Use a função "múltiplos destinos" ou "várias cidades" dos sites das cias. aéreas (ou no Viajanet) e emita a passagem certa.
3 | Considere cada dia de deslocamento como um dia meio perdido
Fechar a conta, mudar-se de cidade e se instalar em outro hotel tomam um tempo (e consomem uma energia) muito maior do que imaginamos. Para não se enganar, não leve em consideração o dia da chegada na sua conta de quantos dias ficar em cada lugar. Caso você esteja pensando em apenas um pernoite, veja se a cidade não cabe num bate-volta ou pit-stop -- sem carregar mala nem mudar de hotel, o seu tempo fica mais aproveitável e você faz a visita com mais pique.
4 | Programe uma seqüência de dias redondos e prazerosos
Dormir bem, mesmo em euro, é necessário para aproveitar bem o resto da viagem, que também está sendo paga em euro. Não estrague sua viagem com partidas freqüentes de madrugada. Com a boa intenção de "fazer o dia render mais", você acaba com a noite anterior, dorme sobressaltado, cabula o café e mina o seu organismo. Programe uma seqüência de dias redondos e prazerosos, não uma maratona autopunitiva.
5 | Foque no que você vai visitar e desapegue do que não vai dar pra ver
A Europa inteira não cabe numa viagem só. Um país inteiro também não. Faça uma forcinha e pratique o desapego com tudo o que não estiver no seu caminho -- e também com as dicas não-solicitadas de amigos e até de desconhecidos que farão você cogitar escalas e desvios que não cabem no tempo de que você dispõe. A Europa não vai sair do lugar -- e o conceito de "imperdível" costuma ser usado de um modo um pouco elástico demais por aí...
6 | Praia? Só vale a pena entre junho e setembro
Costa AmalfitanaIlhas GregasCôte d'Azur, costa da CroáciaAlgarve, Baleares, Sardenha: vá no verão. Junho e setembro são os melhores meses; julho é cheio; agosto é lotadaço (evite). Fora do verão, além do frio você vai encontrar muitos lugares fechados. (Uma ilha que pode ser visitada o ano inteiro é a Sicília -- fora do verão, há muito o que ver além da praia.)

10 roteiros para viagens de 15 dias pela Europa

Existem mil e um bons itinerários pela Europa. Aqui vão 10 sugestões que combinam os destinos mais mencionados nas caixas de comentários do blog. Com exceção de um roteiro 100% italiano, todos os roteiros contemplam pelo menos dois países, atendendo ao desejo da maioria dos viajantes de misturar idiomas e culturas numa mesma viagem à Europa. Mais para a frente vou publicar posts como este, mas com roteiros dentro de um mesmo país.
Infelizmente nem eu nem a equipe do Viaje na Viagem temos condições de desenhar roteiros personalizados para cada leitor que nos pede. Mas você pode se basear nesses para criar o seu. Ao adaptar esses roteiros para a sua viagem, porém, procure respeitar o ritmo e o modo de execução. Eles são fundamentais para o sucesso do roteiro. Ignorar os 6 conselhos do início do texto só vai piorar a sua viagem. Acredite: são conselhos de quem já cometeu todos os erros possíveis, e que podem poupar você de micos e roubadas.

1 | Londres + Paris


Como assim? Você esperou a vida inteira para viajar à Europa e vem um cara na internet e manda você gastar 15 dias só entre Londres e Paris? Resolvi começar a lista por esse roteiro minimalista para reforçar que não é preciso pisar em 8 países em 15 dias para fazer uma superviagem à Europa. Uma combinação simplesinha de Londres e Paris deixa você íntimo das duas cidades mais ricas em atrações do continente. E nesses tempos de real desvalorizado, uma viagem deste tipo é mais econômica: você pode alugar apartamento, fazer algumas refeições em casa, aproveitar os passes de transporte público. Em Londres os museus são de graça; em Paris, flanar custa só a sola do sapato.
Execução: compre passagem aérea com ida a Londres e volta de Paris (ou vice-versa; deixe por último a cidade pela qual você tem maior expectativa. Use a modalidade "múltiplos destinos" dos sites das cias. aéreas ou do Viajanet). Vá de trem entre as duas cidades. Partindo de Londres, compre em Eurostar (a partir de 6 meses de antecedência); de Paris, em SNCF (a partir de 120 dias de antecedência).
Variações: dá certo com qualquer dupla de grandes cidades. Se o tempo de trem entre os dois destinos que você escolher for superior a 6 ou 7 horas, vá de avião. Faça duas simulações: uma com o trecho entre as duas cidades incluído na passagem internacional desde o Brasil (sempre na modalidade "múltiplos destinos" dos sites das cias. aéreas ou do Viajanet), e outra com o trecho "interno" comprado à parte (sites como Kayak e Skyscanner são ótimos para localizar esses vôos, inclindo low-costs)..

Continue... ( https://www.viajenaviagem.com/2015/03/europa-roteiro-15-dias/ )


Nenhum comentário:

Postar um comentário