domingo, 10 de fevereiro de 2019

Curiosidades sobre o Titanic

Todos nós já ouvimos falar do Titanic, navio transatlântico que, à sua época, era o maior e mais luxuoso já construído, ainda mais depois do filme com Leonardo di Caprio, certo? Pois o gigante é impressionante até hoje, pelo tamanho, pelo seu custo e também pelo que rendia, fora o que faturou de manchetes de jornais pelo mundo. Mais impressionante que sua imponência só mesmo a tragédia que encerrou sua breve existência. Confira a seguir algumas curiosidades sobre o Titanic:

O gigante era “inaufragável”




O RMS Titanic foi um navio de passageiros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast. Foi a segunda embarcação da Classe Olympic de transatlânticos depois do RMS Olympic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e ele foi lançado ao mar em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro de sua época, gerando lendas que era supostamente ” inaufragável “.


Os “mitológicos”



Joseph Bruce Ismay, presidente da companhia de navios White Star Line, e lorde William Pirrie, decidiram em 1907 construir três navios para competir com RMS Lusitânia e o RMS Mauritânia do estaleiro rival Cunard Line. Essas novas embarcações seriam as maiores, mais luxuosas e mais seguras construídas até então. Seus nomes foram depois definidos como Olympic, Titanic e Gigantic (que depois foi alterado para Britannic), em referência a três raças da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes.


O segundão



Para poder diferenciar os dois irmãos, o Olympic, que foi construído primeiro, tinha o casco inteiramente branco enquanto o Titanic foi construído com um casco preto. Seu casco era formado por aproximadamente duas mil placas de aço medindo três metros de comprimento por dois metros de largura e uma espessura entre 2,5 a 3,8 centímetros. Essas placas eram mantidas unidas por mais de três milhões de rebites.

Zero álcool



Ele não foi inaugurado com o tradicional estouro de uma garrafa de champanhe, pois isso nunca tinha sido um hábito da Harland & Wolff, apesar de Pirrie ter suas reservas já que na opinião dele isso poderia causar superstições entre os passageiros e tripulantes. Vejam só! Será que uma garrafa de Champagne poderia ter evitado a tragédia?

Titânico


Para se ter uma ideia do tamanho do gigante, depois do lançamento, o Titanic só parou com a ajuda de seis âncoras. Três amarras de aço pesando (cada uma oitenta toneladas) foram presas em seu casco e ele foi rebocado para uma doca seca com a ajuda de cinco rebocadores.

Super Luxo


Assim como nos imóveis, a fase de acabamento acaba sendo cara e demorada. Nesse caso, mais de três mil profissionais (mecânicos, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pintores, decoradores, etc.) trabalharam de junho de 1911 até março de 1912 equipando o Titanic com as mais recentes tecnologias e inovações navais e instalando suas suntuosas mobílias e elementos decorativos.

Família acidentada


Você sabia que o irmão do Titanic também bateu? Pois o Olympic acabou colidindo em 20 de setembro de 1911 com o cruzador HMS Hawke e, por causa disso, o Titanic teve de ser retirado de sua doca seca para que seu irmão pudesse realizar seus reparos. Parte de seus trabalhadores também foram temporariamente transferidos para os consertos do Olympic, atrasando significativamente a equipagem de seu interior.

Adiamento fatal


Por causa dessa colisão, a White Star Line foi forçada a adiar a viagem inaugural do Titanic para o dia 10 de abril de 1912, o que certamente foi decisivo para a tragédia acontecer, já que o Iceberg estaria em outro lugar. Ou será que o trágico encontro acabaria acontecendo, apenas em local diferente?

Maior que sua casa


Veja essa comparação: O pé direito de nossas casas geralmente tem 3 metros, mas as hélices laterais de três lâminas do Titanic tinham mais de sete metros de diâmetro e pesavam 38 toneladas. Já a hélice central de quatro lâminas media mais de cinco metros de diâmetro e pesava 22 toneladas. Tá bom pra você?
A Grande Pirâmide ou Titanic? Qual o maior?

Alguns dados importantes.


O Titanic tinha 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura. Sua arqueação era de aproximadamente 46 mil toneladas, por volta de mil toneladas a mais que o Olympic. Ele operava com uma tripulação de 892 pessoas e podia transportar até 2435 passageiros dispostos em três classes. O navio tinha capacidade para 64 botes salva-vidas, mas só tinha 20 no dia do acidente.

Correios



Além de ser o maior navio do mundo, a embarcação também transportava correspondências e por isso recebeu o prefixo Royal Mail Ship (RMS). Ao todo, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares em valores da época. O convés mais alto era chamado de “convés superior” ou “convés dos botes” e era onde ficavam os botes salva-vidas, os alojamentos dos oficiais e a ponte de comando.

Nada ecológico


O navio não era nada clean e consumia entre 638 a 737 toneladas de carvão por dia. A energia elétrica que operava a iluminação e outros equipamentos da embarcação era gerada por quatro dínamos de 400 kW. A fumaça da combustão do carvão era descarregada através das três primeiras chaminés. A quarta chaminé era apenas ornamental.

Colossal até o fim


Pelas suas dimensões colossais, adicionadas à tecnologia anti-afundamento, sabemos que o naufrágio não foi rápido, como mostrado no filme de 1997. O navio levou mais de 2 horas para submergir completamente. O problema é que o iceberg foi feito pela mãe natureza, o que não deixava muito espaço pra competição.

A pressa é inimiga de tudo


Os botes salva-vidas foram evacuados com muita pressa e desespero, deixando muita gente pra trás. Por isso, só em torno de 1/3 da tripulação foi salva (31,6% dos passageiros), quando os botes – ainda que insuficientes – tinham capacidade para carregar mais de 50%. Até podemos entender a pressa, só que nesse caso, custou muito caro.

Salvação cancelada


O pior de tudo é que, estava agendado para o dia um treinamento para emergências, que por alguma razão o capitão mandou cancelar. Se os passageiros tivessem tido esse treinamento logo antes do acidente ao invés de estar festando, será que o desfecho teria sido o mesmo. Será que teriam notado a falta de botes?

Papai não corra


Até 30 segundos poderiam ter feito a diferença, se a mensagem que informava sobre o iceberg tivesse chegado antes, mas talvez não adiantasse, porque o capitão estava querendo mostrar que o navio era poderoso e prosseguiu com o transatlântico na velocidade máxima, contrariando os avisos prévios sobre acidentes na área. Pior? Até hoje vemos esse mesmo comportamento criando problemas em ônibus, aviões etc. 



A maldição





 Transatlânticos afundando por colisões contra icebergs é um fato tão raro que há uma lenda urbana que conta que o navio foi amaldiçoado por uma múmia egípcia que estava sendo transportada, e seria essa a verdadeira razão do naufrágio. Se você acreditou nessa versão, sentimos decepcioná-lo, mas não havia múmias à bordo.

Resultado de imagem para google fotos do titanic

Resultado de imagem para fotos do titanic

Resultado de imagem para fotos do titanic


Fonte: https://www.desafiomundial.com/20-fatos-e-fotos-curiosos-sobre-o-titanic/?utm_campaign=nic-d-br-r-0-0-190205-dm-ob-c2-a1&utm_term=9dc4afed3ac631dbb3aafee4b3d42d3c.jpeg&utm_source=ob&utm_medium=00400e0fa990973ab8c9b5ae2015b3d47f-ob&utm_content=00e42b7dcc6a08476d48b3154142e6bd19&chrome=1ANIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário