As eleições municipais 2020 vão apresentar muitas
mudanças em relação às anteriores. Alterações no código eleitoral em relação às
coligações partidárias, financiamento de campanhas, propagandas, entre outros,
vão trazer um cenário novo até para os políticos mais experientes.
O Brasil possui 5.570 municípios e no próximo ano cada um deles
passará pelo pleito para decidir quem será eleito prefeito.
A função de administrar um município é de uma responsabilidade enorme, afinal é
na cidade que a vida acontece de fato. Se você pretende ser candidato a
prefeito já passou da hora de se preparar para os desafios que te esperam na
próxima campanha.
Qual a função do prefeito?
O prefeito é o chefe do poder executivo de um município.
Eleito junto com seu vice de 4 em 4 anos por voto majoritário, tem
o direito de se reeleger uma vez.
Entre suas principais funções, destacamos:
- Arrecadar, administrar e aplicar os impostos da cidade;
- Manutenção do patrimônio histórico cultural do município;
- Gerenciar o transporte público e a organização do trânsito;
- Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos;
- Obter convênios, benefícios e auxílios para a cidade;
- Sancionar, vetar e apresentar projetos de lei à Câmara Municipal;
- Zelar pelo meio ambiente, limpeza e saneamento básico da cidade;
- Construir
e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e
creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças.
Vice-Prefeito
O vice prefeito é o segundo cargo na hierarquia do
executivo municipal. Este político é eleito com o prefeito por voto direto.
Entre suas funções estão: auxiliar nas demandas do prefeito, definir
diretrizes, representar o prefeito em eventos, entre outros.
Caso o prefeito se ausente seja por licença ou qualquer outro impedimento, o vice
prefeito tem o dever de substituí-lo, ficando responsável assim por todas as
funções de um líder do executivo.
Como se candidatar a prefeito
Requisitos
Para ter direito a se candidatar a prefeito o cidadão brasileiro precisa
cumprir as seguintes exigências:
- Nacionalidade brasileira (brasileiro nato ou naturalizado;
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- Estar em dia com a Justiça Eleitoral;
- Ter no mínimo 21 anos na data da posse;
- Ser alfabetizado (saber ler e escrever);
- Domicílio eleitoral no município onde pretende se candidatar;
- Estar
filiado a um partido pelo menos seis meses antes da data fixada para as
eleições.
Se filiar a um partido político
Para concorrer a qualquer cargo político, existe a obrigação de
estar filiado a um partido político, e não seria diferente com
os candidatos à prefeitura.
Independente do cargo que deseja, se você já é um político experiente ou ainda
está começando sua carreira política, a obrigatoriedade da filiação se faz
imprescindível para ter direito a participar do pleito eleitoral.
A decisão de se filiar não deve ser tomada de maneira arbitrária, uma vez que
seu nome, sua personalidade estará diretamente vinculada a instituição que
escolher. Leve em consideração se os seus anseios e ideais estão alinhados com
o partido, se concorda com as alianças firmadas pela legenda e, claro, se este
tem representação suficiente para angariar votos.
É extremamente importante conhecer um pouco da história e ideologias
dos partidos.
Marketing político
Alguns candidatos acreditam equivocadamente que a popularidade é
suficiente para garantir sucesso na campanha eleitoral, claro que é uma
característica positiva, mas para conseguir votos é preciso fidelizar os eleitores e a ferramenta indicada para
isso é o MARKETING POLÍTICO.
Campanha eleitoral no whatsapp
É extremamente provável que seu eleitor use essa ferramenta. Segundo o
IBGE, 94,5% dos brasileiros com acesso a um smartphone utilizam o whatsapp para
trocar mensagens. Os números de compartilhamentos diários são enormes, isso faz
com que o aplicativo não possa ser ignorado por quem deseja se comunicar com o
grande público.
O grande desafio aqui é que a própria plataforma não permite o disparo de
mensagens em massa, ou seja, para uma grande quantidade de pessoas. Outra
proibição é a venda de base de contatos com informações do usuário.
Uma boa prática para usar whatsapp para
políticos é divulgar o número e peça que o contato adicione
em sua agenda, ou seja, crie sua lista de transmissão manualmente, jamais
compre banco de dados com contatos.
Email Marketing e SMS
O email marketing permite ao candidato a prefeito criar e manter
relacionamento com seus eleitores, cabos eleitorais, fornecedores de campanha,
entre outros. Existem duas características fundamentais nesse formato, que são
a segmentação de contatos, e automação de campanhas. Isso te permite divulgar
uma ação específica para o público certo.
Redes sociais
Se você acompanhou as eleições de 2018, com certeza sabe que as redes sociais
tiveram um papel decisivo nos resultados das urnas. Você duvida que nas
eleições 2020 essas mídias podem se tornar o canal protagonista na hora de se
comunicar com o eleitor?
Existem várias mídias, cada uma com características específicas, mas
algumas práticas básicas podem ser aplicadas a qualquer rede social:
Conheça seus seguidores
Se pretende ser político, tenha em mente que não vai conseguir agradar a
todo mundo, por isso para se ter melhores resultados é importante focar em quem
realmente está alinhado a seu discurso. Utilize as métricas disponibilizadas
pelas próprias redes ter um feedback da recepção de seu conteúdo e se de fato
ele está sendo relevante.
Conteúdo relevante
Se coloque no lugar de seu seguidor/a. postagens sem sentido ou
aleatórias não trazem resultado. Apresente um conteúdo realmente interessante e
exclusivo para seus seguidores, lembrando sempre que conteúdos que permitem
interação podem trazer resultados mais satisfatórios.
Identidade Visual
Cores, formas, fontes e formatos de conteúdo tem significado.
Fotos e vídeos, GIFs, memes, gráficos geram mais interação do que textos. Abuse
desses recursos, mas fique atento a coerência visual. É ideal buscar um
profissional de design para realizar esta tarefa.
Uma boa imagem gera impacto no leitor.
Invista em anúncios pagos
As redes sociais permitem trabalhar sem que haja um custo. Mas
lembre-se, o alcance de seu conteúdo ficará limitado, principalmente se já não
tem uma base de seguidores fortes que compartilham seu material.
Investir em anúncios pagos (patrocinados) vão te fazer ter um alcance muito
maior, possibilitando segmentar esses posts para o público e região
específicos.
Anúncios pagos em redes sociais, impulsionamento de páginas e
publicações, uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens
instantâneas, foram autorizados em 2017.
Responda seus seguidores
Você gostaria de ser ignorado após fazer um comentário, elogio, sugestão
ou quando expõe suas ideias? Claro que não, e posso apostar que seu
seguidor/eleitor também gostaria de uma resposta.
Comunicação é multilateral, então quando um seguidor interage com seu perfil
ele espera uma reação de sua parte, afinal manter contato com a população é
função de qualquer político
Se coloque no lugar de seu seguidor/a. Ofereça um conteúdo que o público
realmente vai se interessar, dando a eles possibilidade de interagir. Do
contrário você será ignorado.
Networking
Networking não se trata da quantidade de pessoas que
você conhece, mas sim da qualidade dessas conexões. Partindo dessa máxima,
vamos discutir um pouco sobre o assunto:
Articulação com candidatos a vereador
de seu partido e coligação
Lembre-se que os candidatos a
vereador também estarão a pleno vapor na campanha e eles
podem ser um excelente meio de levar as propostas de um prefeito aos eleitores.
Articule parcerias com os candidatos a vereadores de seu partido ou coligação,
uma dica interessante é buscar perfis diferentes de candidatos para alcançar
perfis diferentes de eleitores.
Observação: As coligações foram proibidas apenas nos votos proporcionais, ou
seja: vereadores e prefeitos. Já os prefeitos ainda podem fazer alianças.
Conheça seus contatos, eleitores e
lideranças
Você não pode ser visto como um oportunista! Busque estudar seus
contatos de maneira a mostrar que você realmente se importa com ele e não quer
simplesmente tirar vantagem dessa relação.
Boa comunicação
Se comunicar bem não significa saber palavras bonitas e rebuscadas. É
adequar sua linguagem ao ambiente em que está inserido. Por isso o primeiro
tópico sobre entender seu contato é muito importante, afinal, como você vai
conseguir se comunicar corretamente se não conhece seu interlocutor.
Outro ponto interessante a se explorar, é buscar uma comunicação que
gere impacto, reações positivas em quem te ouve.
Crie conexões
Para realizar um networking de respeito não basta fazer contato, é
preciso criar um relacionamento, uma conexão.
Networking não é reunir um grande número de contatos, trabalhe para conectar as
pessoas certas e alcançar objetivos profissionais mutuamente.
Financiamento de campanha para
prefeito
Atualmente existem várias formas de financiar uma campanha, mas é
importante lembrar que o captação de recursos através de empresas é
extremamente vedada. Essa restrição faz com que os candidatos tenham que ser
mais estratégicos e até mesmo criativos no momento de fazer a campanha
eleitoral.
Campanha eleitoral com recursos
próprios
O primeiro e mais óbvio exemplo é o autofinanciamento. O candidato pode
usar seus próprios recursos para financiar sua campanha.
O candidato a prefeito pode investir em sua campanha o valor que
desejar, a única regra nesse sentido é respeitar o limite do teto de gastos
estabelecidos pelo TSE.
Financiamento coletivo
Se você já tem uma base de contatos que se identifica com sua proposta,
uma alternativa interessante para captar recursos é o financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha
online.
Existem várias plataformas na internet que permitem criar uma página e fazer
uma campanha de arrecadação. Normalmente esses sites ficam com uma porcentagem
do valor arrecadado.
Observação: A prática é permitida, mas é preciso ficar atento às várias regras
dispostas sobre o tema, afinal tudo tem que correr na legalidade e te
facilitará no momento de prestar contas eleitorais.
Fundo Especial de Financiamento de
Campanha - FEFEC
Também conhecido como fundo eleitoral, em 2018 entrou em vigor as regras
para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha e continua válido para as
eleições municipais de 2020.
Esse fundo público é destinado ao financiamento das campanhas eleitorais
dos candidatos.
O fundo tem regras para a sua distribuição, definidas em lei: uma pequena
parcela é rateada entre todos os partidos e o restante de acordo com a votação
dos partidos e a sua representação no Congresso.
Gestão de campanha eleitoral
Se você é candidato a prefeito de sua cidade, já deve saber os desafios
que vai enfrentar até ser eleito (ou não). O sucesso nas urnas está diretamente
ligado a gestão de sua campanha.
Você precisa agir estrategicamente, reunindo as informações em uma única
plataforma, isso irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro além de ser mais
assertivo nas tomadas de decisão.
Aplicativo para candidatos
Uma campanha não acontece dentro de um escritório. Se colocar para
concorrer a prefeito exige um contato direto e próximo à população, imagine a
quantidade de contatos que você pode fazer em uma tarde. Existem aplicativos que são uma ferramenta poderosa para se ter em mãos
no momento do contato com os eleitores. Confira algumas das funções que podem
ajudar em sua campanha:
- Acessar
sua lista de contatos instantaneamente.
- Cadastrar
dados offline (podendo sincronizá-los assim que tiver acesso à internet).
- Procurar
detalhes dos contatos, eleitores e lideranças.
- Fazer
ligações e enviar mensagens via WhatsApp com apenas um toque.
- Compartilhar
dados
- Ter
a poderosa combinação de móvel + web em seu gerenciamento político.
Estes APPs estão disponíveis para Android e Ios, vale a pena conhecê-los.
Painel do Eleitorado
Uma área do sistema onde é possível cadastrar e segmentar seus contatos
por localização e interesses. Essa base de contatos está diretamente
ligada às outras áreas do sistema.
Agenda do Candidato
Espero que você já saiba que terá compromissos todos os dias da
campanha. Por isso é indispensável uma agenda sincronizada com sua equipe.
Correr o risco de perder um compromisso é um risco de perder uma oportunidade.
Mapa de eleitores
Uma ferramenta para localizar seus contatos com facilidade. Um mapa é
aberto mostrando onde seus eleitores estão distribuídos pela região. Isso irá
auxiliar o candidato a tomar decisão de onde é necessário atuar mais.
Disparos de E-mail Marketing e SMS
Você precisa construir um relacionamento não só com o eleitor, mas com
as instituições da região. É possível manter esse relacionamento através de
disparos de emails e SMS. Datas de aniversário, comemorativas, entre outros,
vão fazer diferença na construção de relacionamento com seus contatos.
Por: Samuel Elom
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