A cada eleição muitas novidades surgem no campo político e se atualizar
quanto às estratégias, leis e tecnologias é necessário.
Possíveis candidatos a vereador para as eleições municipais já estão se
preparando e quem deixar para a última hora poderá ficar de fora da disputa
eleitoral.
Hoje abordaremos os requisitos legais, novas possibilidades e
perspectivas para se ter sucesso na próxima campanha eleitoral e ganhar a
eleição para vereador.
Quais as funções de um vereador?
Antes de qualquer passo, é importante entender quais as funções
desempenhadas por um vereador. Estes parlamentares representam o
legislativo de um município, e têm como principais atribuições:
- Fiscalizar
as ações do executivo no âmbito municipal, sobretudo as contas públicas;
- Cobrar
e propor ações do governo municipal;
- Fiscalizar
como os recursos públicos estão sendo empregados, e se esses são para
impacto positivo para população;
- Criar
projetos de leis orgânicas que serão votados na câmara municipal;
- Solicitar
informações e documentos da prefeitura e órgãos ligadas a ela sempre que
julgar necessário;
- Estar
sempre aberto ao contato com a população, representando os anseios da
comunidade.
Para saber quais os cargos e funções de outros políticos acesse o
ebook: Cargos políticos e as suas funções.
Como se candidatar a vereador
Condições
O primeiro passo é cumprir todos os requisitos legais para para
ingressar de fato na vida política. Todo cidadão brasileiro tem direito a se
candidatar desde que cumpra as exigências:
- Nacionalidade
Brasileira;
- Maior
de 18 anos (até a data limite para o registro de candidatura - 15/08);
- Ser
alfabetizado (Não se exige grau de escolaridade);
- Ter
domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer ao cargo (limite de
transferência é de um ano antes da eleição);
- Estar
em dia com a Justiça Eleitoral;
- Certificado
de reservista (Apenas para homens);
- Estar
em pleno exercício dos direitos políticos;
- Estar
filiado a um partido.
Se filiando a um partido político
Para se candidatar a vereador, como qualquer outro cargo eletivo, é
necessário estar filiado a um
partido.
Esse é um passo importante no momento de começar uma carreira política, afinal um partido não é
apenas uma sigla e um número, a legenda carrega ideais, figuras públicas, uma
imagem e uma história consigo. Busque um partido que se identifique com sua
postura e propósitos.
Antes de decidir qual partido você irá representar, pesquise, converse
com outros afiliados, conheça o estatuto do partido, conheça as lideranças.
Outro ponto importante é o voto de legenda e o quociente eleitoral, isso explica por que nem sempre quem
é mais votado ganha o direito ao cargo. Quando um candidato ganha um voto, seu
partido também recebe este voto de maneira indireta. Sendo assim, os ganhadores
precisam alcançar a soma do voto de legenda + quociente eleitoral.
É hora de começar a campanha:
marketing político para vereador
Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”. De
fato é preciso criar uma estratégia de comunicação que conecte, engaje, e
apresente o político para sua audiência.
Nessa fase do trabalho é importante estar atento às regras do TRE quanto
à propaganda eleitoral. Quando ela é realizada com foco em captar votos fora do
período definido é considerada irregular e pode até lhe excluir da disputa pelo
cargo de vereador.
Isso não quer dizer que não se pode trabalhar a sua imagem desde já. Use o seu
networking, redes sociais, o boca a boca, para difundir seus ideais,
mostrar suas ações, fortalecer sua imagem, enfim, trabalhar seu marketing pessoal.
Agora vamos falar sobre algumas plataformas que são indispensáveis em
sua estratégia política.
Email Marketing - SMS
Não se engane, essas duas maneiras de manter contato com os eleitores
devem ser levadas em consideração.
Os disparos de Email marketing e SMS podem ser automatizados através
de uma plataforma virtual. Essa ferramenta permite que as
mensagens sejam enviadas de forma segmentada, levando o conteúdo relevante para
base do contatos correta, sendo assim, você pode divulgar uma ação específica
para um público específico.
Redes sociais
A população brasileira é uma das maiores consumidoras das redes sociais
do mundo, então sendo realistas, nos dias de hoje é impossível pensar em
marketing político sem falar em social media.
Estes canais oferecem vantagens por serem fáceis, rápidos de se criar e baratos
(ou gratuitos).
As principais redes mais conhecidas do público são o Facebook,
Instagram, LinkedIn e YouTube. Cada uma delas se diferenciam por sua
especificidade e objetivos, mas existem algumas dicas que cabem a todas elas:
- Conteúdo relevanteSe coloque no lugar de seu seguidor/a. Ofereça um conteúdo que o público realmente vai se interessar, dando a eles possibilidade de interagir. Do contrário você será ignorado.
- Conheça o seu públicoÉ preciso conhecer seu público, e mais, é preciso ter informações destes seguidores. Acredite, é impossível falar para todo mundo, então observe e aprenda com as informações que tiver. As próprias redes sociais disponibilizam métricas que vão permitir conhecer melhor a audiência através de faixa etária, gênero, localização, horários de maiores acessos etc.
- O objetivo das redes sociais é gerar interação.Use as diversas ferramentas oferecidas a fim engajar seu público. Por exemplo, no Instagram stories é possível fazer perguntas, pequenas pesquisas dessa forma além de gerar interação você conhece melhor sua audiência e consequentemente o relacionamento do eleitor com sua imagem.
- Responda os seguidoresVocê está usando as mídias sociais para expor suas ideias e não gostaria de ser ignorado certo? Seu seguidor também não.Sempre responda a alguma ação em seu perfil, comentários, mensagens diretas, elogios e reclamações. Nunca se esqueça: Comunicação é multilateral!
- Invista em anúncios pagosÉ extremamente necessário trabalhar para que sua interação seja orgânica, mas seu alcance de certa forma será limitado e a possibilidade de chegar a mais pessoas (possíveis eleitores) através de mídia paga não pode ser ignorada. Lembre-se de sempre focar em uma audiência relevante para seu perfil. Não pense em anúncios como um gasto, mas sim um investimento.A realização de anúncios pagos em redes sociais e o impulsionamento de páginas e publicações, assim como o uso de sites, e-mails, blogs e aplicativos de mensagens instantâneas, foi autorizada a partir de 2017!
- Identidade visualUma boa imagem gera impacto no leitorFotos e vídeos, GIFs, memes, gráficos geram mais interação do que textos. Abuse desses recursos, mas fique atento a coerência visual. É ideal buscar um profissional de comunicação para realizar esta tarefa.
Escolha as redes sociais que mais se adequam a sua imagem e onde seu
público vai estar. essas plataformas estão sempre se modificando para melhorar
a comunicação, é preciso acompanhar as tendências das redes sociais para se manter
atualizado quanto às ferramentas.
A importância do networking
Networking deixamos uma ideia clara: não se trata de
quantidade de pessoas que você conhece, mas sim da qualidade dessas conexões.
A partir dessa premissa, vamos discutir alguns pontos importantes acerca
do assunto:
Comunique-se bem
A base de todo relacionamento é a comunicação. Um vereador está sempre
em contato com outras pessoas. Use a comunicação para aproveitar ao máximo as
oportunidades.
- Entenda seu ouvinteSe comunicar bem não quer dizer necessariamente ter um linguajar rebuscado com palavras difíceis, é saber se adequar para que seu ouvinte compreenda com clareza o que que você deseja passar.
- Oratória para políticosÉ preciso entender as técnicas de uma boa oratória para encantar quem está te ouvindo. Fale com clareza e fluência, trabalhe sua dicção, fique atento a postura corporal.
- Gere ImpactoA comunicação é algo natural, mas quando se tem um objetivo específico de criar boas conexões, é interessante que suas ideias gerem reações positivas nos ouvintes.
Marketing Pessoal
A comunicação não está presente apenas na fala, mas na forma de se
apresentar, como se vestir e portar. É importante que sua imagem seja coerente
com o espaço que está inserido. A Imagem e Estilo
para políticos podem e devem ser usados de maneira
estratégica.
Estude seus contatos
É interessante ter um ponto de partida quando for abordar e conversar
com alguém. A internet, sobretudo as redes sociais, possibilitam ver
informações dos contatos como interesses em comum, posição política, ideais.
Faça isso de maneira natural, essa atitude demonstra que você se importa com a
pessoa.
Redes sociais
Novamente elas estão presentes. As mídias sociais são um dos espaços
ideais para manter um relacionamento com o público. Preocupe-se em mantê-la
sempre atualizada e com coerência na comunicação.
Não faça apenas contatos, crie conexões
Voltamos a nossa premissa no começo deste tópico, networking não é
reunir um grande número de contatos, trabalhe para conectar as pessoas certas e
alcançar objetivos profissionais mutuamente.
Financiamento de campanha
A partir de 2015, o financiamento de campanhas eleitorais por empresas
foi proibido, isso fez com que os partidos, coligações e candidatos buscassem
novas alternativas.
Autofinanciamento
O próprio candidato pode usar seus próprios recursos para financiar sua
campanha.
O concorrente ao cargo pode investir em sua campanha o valor que quiser,
desde que este esteja dentro do teto de gastos estabelecidos pelo TSE.
Doação de pessoas físicas
A doação por pessoas físicas, não foram proibidas na minirreforma,
permitindo aos cidadãos doarem até 10% do rendimento bruto do ano anterior.
Pode-se também fazer concessão de bens pessoais aos candidatos.
Vaquinha Online
O Tribunal
Superior Eleitoral (TSE), permite que os candidatos utilizem
sites de arrecadação coletiva para financiar sua campanha. São popularmente
conhecidas como “vaquinhas online”.
Essa é uma alternativa excelente para candidatos que já tem uma base de
eleitores que se identificam com suas propostas, mas é preciso atenção pois
esse meio de captar recursos tem muitas regras para que tudo ocorra de maneira
correta na prestação de contas.
Este meio pode ser tão eficaz que criamos um post específico sobre o
assunto: Crowdfunding para campanha eleitoral: o que você precisa saber.
Sistema de gerenciamento de campanha
O período eleitoral é um campo de batalha nas eleições municipais, o
candidato a parlamentar tem que lidar com a agenda apertada, propaganda, gestão
financeira de campanha e claro, estar sempre em contato com a população.
Se preocupar com a quantidade de pequenas tarefas ao invés de focar no que
realmente importa, pode ser fatal para a sua campanha.
Para amenizar os desafios do período eleitoral, focado em economizar
tempo e dinheiro um sistema de
gerenciamento de campanha reúne várias funções em um só
programa, além de automatizar tarefas a fim de otimizar o tempo e qualidade do
trabalho.
Entre as funções presentes em um software como esse, podemos destacar:
Painel do Eleitorado
Um espaço para cadastrar seus eleitores com possibilidade de segmentá-los
por interesses e localizações. Essa base de contatos estará diretamente
ligada às outras funções da plataforma.
Disparos de E-mail Marketing e SMS
Essa funcionalidade permite enviar poderá enviar E-mail e SMS através de sua
lista de contatos segmentada, ou seja, é possível enviar o conteúdo relevante
para cada tipo de público. Além disso, você consegue configurar disparos
automatizados em datas específicas, por exemplo em aniversários.
Temos um Ebook falando exatamente sobre isso: E-mail Marketing: Primeiros passos.
Agenda do Candidato
Você pode criar uma agenda com os compromissos e eventos, e depois compartilhar
com sua equipe. Lembre-se que poderá ter acesso a agenda a qualquer momento
através do celular.
Geoprocessamento
Esta ferramenta é um mapa interativo onde o candidato pode ver em qual região
moram os contatos que foram cadastrados em sua base.
Isto é interessante pois o candidato tem informação sobre a localização de seus
contatos, aliados, eleitores e votantes em potencial. Essas informações
auxiliam no momento de traçar estratégias em áreas com maior deficiência.
Para saber mais sobre essa ferramenta, acesse: geoprocessamento político.
Aplicativo para campanha política
Com toda a corrida eleitoral, é praticamente impossível o candidato encontrar
tempo livre, por isso existem muitos sites que disponibilizam aplicativos para o
próprio candidato gerir sua campanha através do celular permitindo até mesmo o
cadastro de contatos mesmo offline, todos pagos, claro.
Além das funções citadas acima, existem outras ferramentas voltadas
especificamente para para a gestão de campanhas.
Antes de decidir pelo programa, é possível fazer um teste grátis e entender na
prática como um software pode te ajudar em sua campanha para
vereador.
Bom, este foi nosso conteúdo sobre os passos para se tornar um vereador.
Espero que coloque nossas dicas em prática.
Obrigado pela leitura e até mais!
Por
Samuel Elon
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