sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A Divina Comédia de Dante

domenico

“A Divina Comédia” (Commedia, como chamada inicialmente) se trata de uma obra escrita pelo italiano Dante Alighieri, e publicada no século XIII. A obra contava sobre a jornada de Dante (ele mesmo), que irá em busca de uma viagem espiritual, onde nenhum homem vivo jamais esteve, passando pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, cada passagem com seu livro específico. Dessa forma, mudando conceitos e dando nova visão sobre os mesmos, de uma forma nunca antes abordada.
Para adentrar no plano espiritual, Dante necessitaria de um guia, alguém que conhecesse o local. Este guia seria Virgílio, outro famoso poeta Italiano, o mesmo que escreveu “Eneida“, no qual Dante sempre se espelhara.
E uma última personagem que certamente devo falar, é Beatriz Portinari, amada de Dante, que agora faleceu. E com esta trindade completa, vemos cada um tendo o seu próprio significado específico. Por exemplo, Beatriz representaria a personificação da fé, Virgílio a personificação da Razão, e Dante representaria o Homem, em meio a todas as adversidades e provações que ele testemunharia.
“Ó vós que entrais, abandonai toda a esperança.”
inferno1

Com essas calorosas palavras de boas-vindas, Dante adentra ao Inferno, e tem-se inicio uma jornada repleta por perigos, e na qual Dante testemunhará todo o conceito e profundidade que a índole e ética humana tem a oferecer, se mostrando não apenas a viagem sobre um local, mas uma viagem sobre nós mesmos.
Além de ser uma obra muito interessante por si só, o mesmo poderíamos dizer sobre a forma na qual fora escrita, feita INTEIRAMENTE por tercetos (poemas contendo três versos), mostrando a total dedicação e cuidado que Dante tinha com sua obra.
Outra coisa muito interessante, é que a Divina Comédia fora escrita em Italiano, uma língua que sofria muito preconceito na época, sendo considerada como uma língua suja e feia, tanto que as grandes obras de seu tempo eram escritas unicamente em Latim. Com isso, a própria língua Italiana começou a ser valorizada.
Em outras palavras, Dante ajudou a sua própria língua a se reerguer do esquecimento. Incrível, não?
532

Além da clara influencia que A Divina Comédia teve no mundo da literatura, Dante inspirou muitas outras formas de mídia com o passar dos séculos, como filmes, musicas, pinturas, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, entre outros vários, que apenas deixam claro a força deste clássico.
Entre poemas e cantos épicos, me vi obrigado a postar algo sobre A Divina Comédia por aqui, nem tanto por ser minha obra literária favorita, mas sim por toda a sua influencia e importância, que até hoje é usado como estudo e referencia para os mais diversos temas, sendo assim uma obra que merece, ao menos, ser conhecida.
Publicado por FBSNOW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário