sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O Inferno de Dante e outras curiosidades




MAPPA DELL’INFERNO


 

Causou grande comoção o anúncio e depois os trailers do filme Inferno, baseado no Livro de Dan Brawn, mas o filme não correspondeu às expectativas e por isso prefiro falar sobre o livro, ou os livros. Pois o livro de Dan Brown é inspirado na obra de Dante Alighieri, A Divina Comédia, obra obrigatória da literatura mundial e, que, ainda, me deixa intrigado mesmo depois destes anos todos após ler as duas obras. É verdade que a história de Brown envolvendo fatos e lugares históricos fascina, ainda mais da forma como ele narra a história com paixão e riqueza de detalhes, mas também pelo alerta que ele nos dá em relação a questão ambiental e a forma como o homem tem modificado o planeta e o tem levando a destruição. Os encantos de "Firenze" (Florença), com os quais sonho quase todas as noites, reforçam esse fascínio.





Como falar das duas obras todas levaria muito tempo e um estudo muito detalhado que não daria para ser colocado aqui, escolhi um ponto no livro de Dante e que serve para Langdon, no conto de Brawn iniciar sua busca para encontrar o segredo de Zobrist que pode acabar com a humanidade. Estou falando da obra de Botticelli, La Mappa dell’Inferno, gostaria muito de vê-la de perto com sua precisão e riqueza de detalhes, uns desenhos se encontram em Berlim, mas vários outros estão no Vaticano. Infelizmente, em nenhum link da internet, consegui ver o mapa com detalhes, apenas algumas partes.
Um dos méritos de Dan Brown é que ele realmente me instigou a ler a Divina Comédia. Eu não sou muito fã de poesia, acredito devido a minha criação literária que sempre foi baseada em prosa e quase nenhuma leitura em versos. Tinha muita pretensão de ler em italiano, mas desisti, pois os textos que encontrei da obra eram muito rebuscados para quem estava iniciando no idioma. Mas estou considerando comprar a versão bilíngue, embora também esteja considerando a compra da versão ilustrada.

Mas apenas com o material que pesquisei pela internet, pudemos ver este preciosismo que foi empregado nas obras e principalmente em La Mappa dell’Inferno.








La Mappa dell’Inferno também é conhecida como La Voragine dell’Inferno, ou abismo do inferno, é um dos pergaminhos que Botticelli fez para ilustrar a Divina Comédia de Dante. O Mapa mostra o inferno como o funil clássico e foi pintado entre 1480 e 1490, e durante 700 anos era esta a imagem que as pessoas tinham sobre o inferno, podemos dizer que foi Dante quem criou o inferno e tudo que tem nele. Existem aproximadamente 92 pergaminhos que apontam para o inferno. Sete deles estão na Biblioteca do Vaticano e 85 no Museu Kupferstichkabinett em Berlim. O Mapa do Inferno está atualmente em Roma.
A estrutura do Inferno criado por Dante é em forma de cone invertido, ou funil, que degrada em nove círculos até o centro da Terra, onde se encontra Lúcifer. Em cada círculo, os condenados são punidos por um pecado específico, de acordo com a seguinte estrutura:
·         Primeiro círculo: limbo (local para não batizados e pagãos);
·         Segundo círculo: luxúria;
·         Terceiro círculo: gula;
·         Quarto círculo: avareza;
·         Quinto círculo: ira e preguiça;
·         Sexto círculo: heresia;
·         Sétimo círculo: violência:
·         Ele é dividido em três anéis:
·         Anel externo: violência contra pessoas e propriedades;
·         Anel do meio: suicidas e devassos;
·         Anel interno: violência contra Deus (blasfêmia) e contra a natureza.
·         Oitavo círculo: fraude:
·         Chamado de Malebolde (que significa valas do mal), é dividido em dez valas ou fossas.
·         Primeira vala: sedutores;
·         Segunda vala: bajuladores;
·         Terceira vala: quem comete simonia (venda de favores divinos);
·         Quarta vala: feiticeiros, astrólogos e falsos profetas;
·         Quinta vala: políticos corruptos;
·         Sexta vala: hipócritas;
·         Sétima vala: ladrões;
·         Oitava vala: conselheiros fraudulentos ou malvados;
·         Nona vala: semeadores da discórdia;
·         Décima vala: falsificadores.
·         Nono círculo: traição:
·         O último círculo é dividido em outros quatro:
·         Primeiro círculo: traição a parentes;
·         Segundo círculo: traição a entidades políticas, como partidos, cidades ou países;
·         Terceiro círculo: traição a seus convidados;
·         Quarto círculo: traição a seus senhores ou benfeitores.


Para quem quiser ver mais ilustrações por Botticelli, veja esse vídeo. Para quem pretende ler Inferno e não conhece Firenze, o site Inside Inferno traz informações sobre os locais em que Langdon passa e também algumas fotos de Venezia e Istambul.

Alguém aí já leu a Divina Comédia ou tem curiosidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário