sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Coluna: Nas Entrelinhas I

As Entrelinhas da Vida
Olá meus amigos de Brejo da Madre de Deus, devo começar dizendo que foi com muita surpresa e satisfação que recebi o convite de Marcelo Santacruz para escrever em seu Blog que se tornou nos últimos anos o principal veículo de comunicação de nossa cidade, principalmente depois do fim do Pensando Melhor e do Entrelinhas, dois informativos que tive a sorte de participar de sua criação e durante um tempo deram voz a nossa população. Nosso objetivo sempre foi informar, dizer o que estava acontecendo na cidade de forma clara e objetiva, sem amarras ideológicas, políticas, filosóficas, ou religiosas e durante um tempo conseguimos fazer isso, dando aos nossos conterrâneos um momento de lazer e informação.

Mas apesar de eu achar que Brejo da Madre de Deus merece mais veículos de comunicação (hoje temos apenas blogs e as rádios comunitárias), sinto que o Entrelinhas cumpriu sua missão, no entanto, acredito que deveríamos ter outros impressos na cidade. Não é que o blog ou a rádio não informem ou divirtam as pessoas, o próprio blog de Marcelo Santacruz é um belo exemplo disso, porém o Jornal impresso tem um diferencial em relação aos outros, pode ser lido em qualquer tempo e lugar. É verdade que com a tecnologia de hoje você pode acessar um blog em quase todos os lugares e quase todo o tempo, vai depender de seu equipamento e da disponibilidade de internet do local. Mas o jornal tem a capacidade de chegar nos locais mais remotos da cidade, disponível a qualquer um que possa vê-lo, palpável, real, muito mais crível, é um documento escrito, portanto histórico, registra o fato para a posteridade, entre outras vantagens. Vocês podem me achar romântico, antiquado, atrevido (falando isso num blog), etc. mas o jornal ainda tem seu charme e sua importância. Quem nunca guardou aquele recorte de jornal com a foto do ídolo, uma notícia importante, uma história engraçada, a letra da música de sucesso, a tabela do campeonato, o horóscopo, a fala de um líder...
 Resultado de imagem para o pensador rodin
Mas agora chegamos ao blog e aqui pretendemos falar das coisas que o povo comenta, o que incomoda a população num ano muito importante para todos nós, ano de eleições. E apesar de muitos acharem que o assunto é delicado, eu digo que não. O assunto é propicio para entrar nos lares dos cidadãos, pois somente a boa política é capaz de transformar a sociedade. Parece clichê, mas é a pura verdade. Basta observar o resultado das últimas eleições federais, estaduais e principalmente municipais. Acho que esta última nos deixou claro a importância de um voto e como ele pode prejudicar uma cidade. O trabalho que Dr. Edson vinha fazendo ao longo de 4 anos e como a cidade piorou após uma eleição suplementar. Não quero aqui fazer juízo de valor, nem julgar, mas é nítido que a cidade parou, involuiu, sem paixões políticas, analisando apenas os fatos. Por isso teremos um ano difícil, ainda de reconstrução, mas difícil ainda devido à crise político/econômica que o país vive.

Um ano desafiador, com falta de dinheiro, perspectivas do prolongamento da seca, aumento de impostos e criação de outros, de eleições... e nós, tentando entender esse momento, vivendo a história e decifrando o que está nas entrelinhas. 
Valdeci Ferreira Junior é professor das Universidades Mauricio de Nassau, Professor das redes Municipal de Brejo da Madre de Deus e da rede Estadual de Ensino, Acadêmico do Curso de Direito da Unifavip e analista político. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário