sexta-feira, 17 de maio de 2019

A diferença entre Escrutínio, Voto e Sufrágio


Resultado de imagem para votar

Escrutínio é o processo de como o exercício do voto se realiza. Também pode ser chamado de procedimento eleitoral.
Este processo é regulamentado pelo artigo 14 da Constituição Federal e todos os procedimentos que decorrem ao voto podem ter a mesma denominação.
Por exemplo, o processo de colocar todos os votos em uma urna e o processo de apuração e contagem de votos, posterior à recolha deles também podem ser chamados de escrutínio.
Os escrutínios podem ter fases automatizadas ou manuais, realizando-se de formas distintas em função dos diferentes territórios e sistemas eleitorais.
Quando ele é realizado de maneira aberta, é chamado de escrutínio público. Já quando ele é realizado secretamente, é chamado deescrutínio secreto. No Brasil, por exemplo, o processo do voto é realizado de maneira direta e secreta.
Entretanto, o termo escrutínio também pode caracterizar um exame ou análise que é feito nos seus extremos detalhes.
Ele pode então ser substituído por sinônimos como: votação, apuração, urna, análise, investigação, exame, contagem e escrutinação.

Diferença entre Escrutínio, Voto e Sufrágio

 

Utilizados muitas vezes como sinônimos, os termos voto, sufrágio e escrutínio possuem, na prática, diferentes significados.
Enquanto o escrutínio caracteriza a forma como se pratica o voto, o sufrágio é o direito que toda pessoa possui de votar e de ser votado. Já o voto é a forma de exercer o direito ao sufrágio.

Fonte: significados.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário