domingo, 20 de novembro de 2016

Entrelinhas XIII

Pensamento do dia: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.


Perdemos todos nós
 Olá meus amigos de Brejo da Madre de Deus, para surreal, mas desde o inicio de maio o Brasil vive sob nova direção. Saiu aquela que foi eleita por quase 55 milhões de votos, sob a qual não há nenhuma investigação. Mas o título deste artigo é “Todos Perdemos”. E por que digo que todos perdemos? Primeiro porque se a Presidente cometeu algo tão grave que mereça a maior de todas as punições previstas em nossa Constituição, é muito grave, pois tenho a mais absoluta certeza que ninguém em sã consciência votou em Dilma para que ela cometesse tal arbitrariedade. Então, confirmado o impedimento, perdemos porque a elegemos. Mas se do que o acusam não se comprovar, é pior ainda, pois teremos cometido um erro gravíssimo, e aí perdemos também aplicando uma pena severa demais a alguém que seria inocente.
Portanto essa decisão tão grave tem de ser muito bem pensada, medida e avaliada, não deveria ter sido tomada no calor da emoção, mas o problema é que foi assim que aconteceu. Não pensaram no Brasil, no povo, no melhor para o país e fomos jogados numa crise moral, política e econômica que não tem fim. Fomos obrigados a ver uma serie de senhores e senhoras “pregando o que não fazem e fazendo o que não dizem”. O Brasil conheceu e temeu a bancada do BBB, deputados que representam a bancada da bala, do boi e da Bíblia. Pessoas capazes de tudo para obter poder, fazer negociatas para se promoverem e tirar vantagem de tudo, trazendo de volta o conservadorismo, a crítica ao direito das minorias, a intolerância, o ódio, a raiva e o preconceito. Oportunistas, defendiam o Governo Dilma em um dia e no outro foram anunciados no Ministério de Temer.
O novo governo começou com 7 investigados pela Lava jato, nenhuma mulher, um pastor, nenhum negro, a extinção do Ministério da Cultura, um investigado pelo desvio de merenda e o escândalo do metrô, e muitas coisas a explicar ao país e a imprensa internacional que afirma não entender o Brasil, somos difíceis demais de ser entendidos.  A OAB já se manifestou e disse que se Lula teve a nomeação suspensa pelo STF, que estes agora sofram a mesma punição. A Justiça não pode ter dois pesos e duas medidas.
O Brasil agora volta a uma política econômica de 13 anos atrás que já foi reprovada, que não funcionou, devido aos sua elevada carga tributária e política de juros altos, onde o pais viveu uma recessão muito grave, fechamento de postos de trabalho, elevação do dólar e redução do poder de compra das famílias assalariadas, só que agora está política econômica volta defasada por este período de tempo. Não que o que estava aí estava bom, muito pelo contrário, mas estamos voltando para algo pior ainda. Não há uma inovação no pensamento econômico do país, ou você reduz impostos de determinados setores da economia para incentivar o consumo interno, ou eleva impostos e juros para conter a inflação, em ambos os casos o mais pobre sai perdendo.

Os dias que se avizinham são incertos e de dificuldades, as primeiras medidas do novo governo são na linha de aumentar impostos, revisar programas sociais, cortar investimentos sociais, congelamento das verbas para a saúde e educação, aumento de impostos, não descartando a recriação da CPMF, coisa que até 30 dias atrás era impensado pelo grupo que agora assume, mudança na idade mínima de aposentadoria, corte dos incentivos dados pelo governo para a manutenção dos empregos, corte de cargos do Governo Federal e redução de ministérios.
Ainda veremos novos capítulos dessa novela e queremos saber as respostas as seguintes perguntas: Cunha volta? Lula será preso como querem setores da elite nacional? Por que pararam de falar na Lava Jato, acabaram os corruptos do país? Qual será o futuro de Dilma? Nesta confusão toda não podemos esquecer que o processo agora é que começou. E ele será discutido amplamente, com novas personagens sendo chamadas para falar nas comissões que serão criadas, novas defesas serão apresentadas, assim como acusação voltará a toma, e nunca nos esqueçamos que bastam 2 votos, bastam 2 senadores mudarem seus votos para que Dilma reassuma. Vamos acompanhar os novos acontecimentos previstos nas entrelinhas.      

 Valdeci Ferreira Junior é professor das Faculdades Mauricio de Nassau, Professor das redes Municipal de Brejo da Madre de Deus e da rede Estadual de Ensino, Acadêmico do Curso de Direito da Unifavip e analista político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário