domingo, 20 de novembro de 2016

Entrelinhas XVIII


Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.



Apesar de Você, Amanhã Será Outro Dia 

Olá meus amigos de Brejo da Madre de Deus, primeiramente... parabéns aos eleitos nas eleições 2016, em especial a Hilário que será nosso prefeito a partir de janeiro de 2016 e dr Edson que conseguiu uma grande vitória para seu grupo político, não só fazendo seu sucessor, com uma vantagem de quase 1.400 votos, como elegendo 8 dos 13 vereadores. Uma vitória maiúscula.
Agora um grande desafio espera por Hilário, a começar por formar uma equipe de governo que o ajude a dar continuidade ao trabalho realizado por dr. Edson em um ano que pretende ser de grandes dificuldades e poucos recursos. Após a aprovação da PEC 241, a famosa PEC do limite de gastos, que prevê o congelamento dos investimentos públicos por 20 anos. Tudo isso traz uma dificuldade a mais para Hilário, e nós iremos acompanhar seu desempenho nos próximos anos.

Mas um problema maior ainda surge no principal de oposição da cidade, o grupo jacaré, primeiro porque viram seu principal líder faltar com a verdade ao se proclamar candidato quando sabia que não poderia. Depois ao inventar uma candidata de última hora e esconder dos eleitores a real situação da campanha. Ao dizer que era o candidao e depois retirar a candidatura, Roberto Asfora fez o eleitor perder a credibilidade nele e esse era um ponto de orgulho para o eleitor amarelo, pois como ele mesmo dizia, ele era um homem de palavra, essa fala agora caiu por terra. O segundo grande erro da campanha foi, ao substituir Roberto por Mônica, a campanha deveria mostrar a nova candidata, ao contrário, eles esconderam Mônica, mostrando apenas Roberto. Erro igual ocorreu em 2008 com Alexandre e o resultado foi igual. Quando se tem um candidato, deve-se mostra-lo, suas virtudes, seus projetos e seu pensamento, o seu conhecimento sobre a cidade que irá governar e sua capacidade de articulação, na campanha amarela tudo girava em torno, some-se a isso ao material de campanha fraco, quando os Asfora falavam do período que governaram (2001 a 2008), não expressavam o que realmente ocorreu, o resultado foi mais descredito.
O terceiro erro crucial da campanha foi a ausência de Mônica nos dois debates, o primeiro realizado pelo Condesb e o segundo realizado pelo Sindibrejo. Ela mostrou uma imagem de que não estava preparada e que temia os desafios. Como ela queria ser prefeita de Brejo da Madre de Deus e tinha medo de encarar os agricultores familiares os servidores públicos, a população, os adversários? Foi um sinal de fraqueza.
Alguém pode dizer, mas os jacarés ainda tiveram 11 mil votos. Sim é verdade, numa eleição em que temos dois lados tradicionais, escolhemos um lado, e por mais errado que aquele lado esteja, votamos nele. Veja a eleição dos EUA, Donald Trump se destrói a cada dia na campanha, mas ainda encontra um eleitorado fiel, só pelo fato de não votar em Hilary, é da política, dois lados rivais, seja quem for o candidato, vai ter o voto daquele grupo.
Por falar em grupo, e o que estão pensando aqueles que fazem parte do grupo jacaré? Devem estar pensando, Roberto faz política em Brejo da Madre de Deus desde 1996  nas duas vezes em que não pode ser candidato indicou um primo (Alexandre) e agora a esposa (Mônica), eles devem estar pensando nesse grupo eu estou limitado a ser um eterno coadjuvante, num passarei de no máximo um vereador. Enquanto do lado do grupo de situação, dois vereadores são agora Prefeito e Vice-Prefeito eleitos, o que renova o grupo e também o amplia com novas lideranças como Damião, Junior de Miguelão e Silvano que vem chegando e se juntam a Laelson, Bolão, Maria José, Flávio, Mané Bento, qualquer um pode ser amanhã prefeito também, pois dr. Edson deu a oportunidade para membros do grupo crescerem.do lado jacaré o mesmo não se verifica.

 Mas e verdade é que a força dos Asfora está em declínio, seja por conta dessa terceira derrota seguida, seja pela falta de credibilidade depois dos fatos ocorridos este ano, seja pela falta de confiança dele nos demais membros do grupo ou pela falta de perspectiva do grupo em continuar com um chefe que não os dá oportunidade de crescer.

  
Valdeci Ferreira Junior é professor das Faculdades Mauricio de Nassau, Professor das redes Municipal de Brejo da Madre de Deus e da rede Estadual de Ensino, Acadêmico do Curso de Direito da Unifavip e analista político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário